Local: Biblioteca da Escola Secundária José Estêvão, Avenida 25 de Abril, 3811-901 Aveiro

Local: Biblioteca da Escola Secundária José Estêvão,
Avenida 25 de Abril, 3811-901 Aveiro

BD # 1 – FANZINE DE DIVULGAÇÃO DA BANDA DESENHADA

"O fanzine abre com um resumo das actividades e exposições presentes no I Salão de Banda Desenhada de Aveiro. Depois, reproduz bandas desenhadas sobre um paraquedista gago e aviadores, da autoria de de José Ramos, jovem participante no Salão. Também o então muito jovem Heitor Alvelos (12 anos) publica três pequenas história com um personagem com características humanas, mas com focinho de cão. A história do cinema de animação e a sua ligação à banda desenhada, as diversas técnicas utilizadas na criação e montagem, são abordados em extenso artigo que se prolonga por várias páginas. Em jeito de homenagem a René Goscinny, falecido naquela altura, é publicada uma breve biografia e são referenciadas algumas das suas principais criações. A fechar este número, são divulgadas diversas notícias relacionadas com novas edições de revistas e álbuns de banda desenhada. " Texto de Erradiador no Blog "My Nation Underground"

2024-05-12T22:06:32+00:0012.05.2024|

BD # 2- FANZINE DE DIVULGAÇÃO DA BANDA DESENHADA

"Neste número do BD, apresenta-se na capa diversos "Mosquitos", que foram surgindo ao longo dos anos em "O Mosquito". Depois, fala-se no 2.º Salão de BD de Aveiro e da realização do Festival de Cinema de Animação. Depois, um texto intitulado "F.C.B.D. Lda", que relata um sonho sobre a criação de um Estúdio Criativo de Banda Desenhada constituído por sete elementos. Eugénio Silva contribui com uma ilustração de "O Corsário Negro". Por seu lado, Artur Correia apresenta "O Argumentista", uma banda desenhada humorística. A ocupar as páginas centrais, um excelente poster assinado por Zé Manel. Heitor Alvelos apresenta a banda desenhada "A Festa do Billy", com o urso a sonhar com festas ao longo de duas páginas. Na sequência do seu trabalho para a Organização Mundial da Saúde, Artur Correia é entrevistado sobre o trabalho de animação realizado sobre a hipertensão. A finalizar este número, Acácio Rodrigues apresenta uma BD de pistoleiros no faroeste americano." Texto de Erradiador no Blog "My Nation Underground"

2024-05-12T22:06:32+00:0012.05.2024|

BD # 3 – FANZINE DE DIVULGAÇÃO DA BANDA DESENHADA

"Após um longo hiato relativamente ao número anterior, é publicado um novo número do BD. No editorial, é apresentado um pequeno balanço sobre o 2.º Salão de BD e sobre o Festival de Cinema de Animação. No tocante a banda desenhada, é apresentada "Encontro Imediato" de Artur Correia, "O Coelho e o Caçador" de José Ramos. Na rúbrica "Curiosidades" são apontadas diversas notas sobre as publicações "O Mosquito" e o "Mundo de Aventuras". Outro destaque é o artigo e imagens sobre a evolução de Cuto, herói criado em 1935 pelo espanhol Jesus Blasco." Texto de Erradiador no Blog "My Nation Underground"

2024-05-12T22:06:32+00:0012.05.2024|

BD # 0 – FANZINE DE DIVULGAÇÃO DA BANDA DESENHADA

Editada por Saúl Ferreira "Com o subtítulo "Fanzine de Divulgação de Banda Desenhada", o BD surge ligado ao Salão de Banda Desenhada de Aveiro. No editorial, além da apresentação dos propósitos da publicação, a habitual narrativa da falta de colaboração das pessoas ligadas à banda desenhada. A capa deste número tem a assinatura de Eduardo Teixeira Coelho, autor sobre o qual também é publicada uma breve biografia e algumas ilustrações nas páginas centrais. Adolfo Simões Müller escreve um interessante ensaio Uma "Tira" para a História da Banda Desenhada em Portugal, rememorando a sua intervenção em publicações desde 1935 em diante, passando pelo "Diabrete", "Cavaleiro Andante", o "João Ratão", até à "Nau Catrineta". Marcio Sidnei publica a banda desenhada "Cidada" ao longo de duas páginas. A terminar, um resumo da história sobre a banda desenhada, que é uma súmula condensada do livro "Dessins et Bulles - La Bande Dessinée". Na contracapa, surge um desenho de Mathai-Dor da autoria de Victor de La Fuente." Texto de Erradiador no Blog "My Nation Underground"

2024-05-12T22:06:32+00:0012.05.2024|